Restrições à circulação de carros na baixa e aumento do estacionamento

Restrições ao trânsito na baixa da Lisboa - Imagem: Público

Desde a semana passada passou a ser mais complicado circular de carro na baixa de Lisboa e mais caro estacionar em alguns locais da cidade.

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu aplicar na prática uma medida que determina que os carros com matrícula anterior a 1993 e sem catalisador sejam impedidos de circular na zona da Avenida da Liberdade e da baixa pombalina, estando sujeitos a multa aqueles que o fizerem.

Paralelamente, decidiu ainda aumentar as tarifas do estacionamento em algumas artérias da cidade, que em alguns casos, principalmente no centro, passaram mesmo a custar o dobro do preço e viram o tempo máximo de estacionamento limitado. Por outro lado, estacionar nas zonas com menos trânsito e na periferia da cidade tornou-se mais barato.

Estas medidas visam proteger o ambiente no centro da cidade, uma área problemática no que diz respeito à poluição do ar, limitar a circulação de automóveis em zonas mais delicadas e promover o uso dos transportes públicos.

Mudanças que, ainda de louvar, causaram alguma polémica entre os lisboetas que vêem com bons olhos a protecção ambiental da sua cidade e o incentivo à mobilidade e ao recurso aos transportes públicos, mas que cada vez mais têm menos alternativas válidas no que toca a deslocar-se na cidade, com a recente supressão de muitas das carreiras da Carris e o horário limitado do Metro. Resta esperar que também isto mude num futuro breve.